É comum encontrarmos jovens concluintes ou recém-chegados do Ensino Médio que ainda não conseguiram se decidir sobre qual carreira seguir. Escolher uma profissão exige algo que poucos jovens possuem nesta fase da vida: clareza sobre o mercado de trabalho e, até mesmo, sobre seus próprios desejos profissionais. E é aí que a Orientação Vocacional se faz necessária.

O que é Orientação Vocacional?

A orientação vocacional é um serviço destinado a pessoas em situação de primeira escolha profissional. Neste serviço, busca-se dar suporte ao jovem, ou adolescente, em relação às demandas relacionadas ao mercado, às profissões, entre outros aspectos relevantes, como o autoconhecimento individual, a quebra de estereótipos, etc. Trata-se de um olhar claro e realista sobre a profissão desejada para que o jovem perceba todos os aspectos que acha ou não relevante e decida, com certeza, se aquela profissão lhe convém.

A importância da Orientação Vocacional

A importância da orientação vocacional se dá a partir da compreensão de seus benefícios. Uma pessoa que recebe esta orientação se torna segura o suficiente para escolher sua carreira, assim também como passa a ter mais clareza sobre o que esperar de uma profissão no futuro, o que lhe dá um leque amplo de possibilidades e diminui os riscos de frustração, evitando prejuízos financeiros e emocionais.

Além disto, investir em uma orientação vocacional traz os seguintes benefícios:

  • Ajuda a evitar prejuízos futuros (tempo, dinheiro e emocional);
  • Clareza sobre a profissão escolhida e qual carreira seguir;
  • Autoconhecimento profissional;
  • Preparo para enfrentar possíveis obstáculos na carreira.

Orientação Vocacional é apenas jovens?

Não é preciso ser jovem para ter orientação vocacional. Qualquer pessoa, mesmo se já inserida no mercado de trabalho, pode buscar orientação vocacional para se realinhar ou até mesmo para encontrar uma nova carreira.

É comum encontrar pessoas frustradas no mercado de trabalho por conta de uma decisão que tomaram baseadas em estereótipos ou por terem sido pressionadas a escolher, seja pelos familiares, amigos ou até mesmo, por si mesmas. Por isso, reiteramos que a busca por orientação vocacional é um investimento que realmente vale a pena, pois nos poupa tempo, dinheiro e nos ajuda a ser mais felizes naquilo que escolhemos fazer.