Neste momento que estamos vivendo globalmente, as corporações têm experimentado a implantação de novos processos de trabalho, abandonando padrões rígidos e burocráticos, caminhando para uma gestão mais ágil e até porque a situação o exige; logo as organizações que não ajustarem rapidamente seus processos tendem a sucumbir nas dificuldades geradas pelo engessamento da gestão. Assim, algumas medidas que se fazem prioritárias nesta gestão de pessoas durante a pandemia e pós-pandemia, tendo em vista que algumas cicatrizes estão sendo geradas com tantas perdas e lutos simbólicos.

Postura flexível do time de gestão: visando melhores resultados, quando se trata de trabalho remoto.

Plataformas de engajamento: considerando que a gestão de colaboradores passa a ser remota, as possibilidades de plataformas de engajamento também aumentam. É importante para as lideranças utilizar de sua criatividade nas estratégias para a gestão do seu time.

Profissionais versáteis: a prioridade do cenário pós-pandemia vai exigir competência dos profissionais, os quais vão ter que atender as prioridades da empresa, indo além das atitudes básicas de qualquer função, como acontece com o comprometimento e ética.

Foco na comunicação e saúde mental: no contexto pandêmico, é importante haver uma comunicação transparente entre os líderes e seus colaboradores pois será prioridade nos setores de atendimento das questões legais e jurídicas: o que pode ou não ser feito. É necessária maior atenção à saúde mental, uma vez que as pessoas tendem a ser mais produtivas e felizes ao serem valorizadas.

Investimento em tecnologia na gestão de pessoas: será um diferencial o investimento em ferramentas de comunicação, capacitação e desenvolvimento de competências digitais para seus times.

 

Angélica Dias

Psicóloga & Orientadora de Carreia